comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Avisos

CO – Monitoramento Prudencial: após 12 meses, período sombra continuará em operação

843/24 - Publicado em: 31/10/24 18:16 hs | Atualizado em 31/10/24 18:18 hs

Com o encerramento de outubro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) comemora os primeiros 12 meses do período sombra do Monitoramento Prudencial, refletindo o compromisso do setor em fortalecer a Segurança de Mercado. A organização também ressalta que a operação continuará normalmente até a publicação da nova versão do módulo "Cálculo do Monitoramento Prudencial" pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.

Desta maneira, todas as obrigações vigentes desde novembro de 2023 devem continuar sendo cumpridas pelos agentes, conforme Resolução Normativa Aneel nº 1.072/2023, assim como a CCEE permanecerá realizando análises e divulgando os resultados públicos.

Após 12 meses da operação sombra, a CCEE registrou uma participação positiva dos agentes, que registraram mais de 90% de adesão ao envio das informações. Esta efetiva colaboração contribuiu para a CCEE implementar melhorias sistêmicas e conduzir estudos metodológicos, promovendo discussões relevantes com o mercado e com o Comitê de Implementação do Monitoramento Prudencial.

Os dados coletados e as lições aprendidas estão sendo consolidadas em um relatório, que será disponibilizado à ANEEL e ao mercado até 30 de novembro de 2024. Na sequência, será realizado um EncontroCCEE para apresentação dos resultados e das discussões do comitê. O evento será presencial, em São Paulo, no dia 5 de dezembro.

Cursos de capacitação

Com o objetivo de auxiliar os agentes para a continuidade da operação sombra e aproveitar todo aprendizado, a CCEE disponibiliza, a partir de 4 de novembro, a trilha de capacitação do Monitoramento Prudencial, que terá quase 3 horas de conteúdo dividido em 4 módulos e 26 aulas. Os materiais foram construídos levando em consideração as dúvidas apresentadas pelos agentes e abordam os conceitos fundamentais, bem como a parte operacional.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias