Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Excelência: CliqCCEE tem asseguração com 100% de conformidade no 1º semestre

Nova metodologia mantém eficácia de auditoria dos sistemas e gera economia aos agentes

Publicado em: 04/09/24 15:06 hs | Atualizado em 04/09/24 15:10 hs

Mão segurando lupa com o logo CliqCCEE na lente da lupa

Principal sistema operacional do mercado de energia, o CliqCCEE reflete as regras de comercialização e está sempre em evolução, com a inclusão de operações e ajustes decorrentes de alterações regulatórias. De forma a dar segurança aos agentes sobre a eficácia do seu processamento e em cumprimento ao art. 123 da Resolução Normativa nº 957/2021, o sistema é assegurado por uma empresa de auditoria independente, que emite periodicamente um relatório de asseguração.

Desde julho de 2022, a CCEE passou a adotar uma nova metodologia, que realiza a asseguração razoável com foco em procedimentos que avaliam o desenho e efetividade nos controles, além do ambiente geral de tecnologia que suportam o sistema CliqCCEE. Esta abordagem traz maior excelência na Governança de TI, melhora de eficiência e redução de custos, beneficiando os agentes.

“Nos desafiamos em busca de uma auditoria mais estratégica e após a troca de abordagem alcançamos 100% de conformidade neste processo pelo segundo período consecutivo, o que demonstra nosso compromisso com a excelência mesmo diante do dinamismo das regras e do mercado de energia”, ressalta Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

O relatório emitido pela EY analisou, de janeiro a junho deste ano, 24 controles, que consideram três objetivos: segurança de acesso, gestão de mudanças e desenvolvimento de sistemas e operações computadorizadas. Todos os pontos avaliados apresentaram conformidade e sem ressalvas.

“O modelo de asseguração por controles viabilizou a continuidade dos trabalhos de asseguração, independente do volume de alteração de regras, trouxe mais robustez e sem a necessidade de paralelismo com testes do projeto, o que gerava horas extras e prazos apertados para a equipe de tecnologia e de auditoria”, comenta Katia Franco, gerente executiva de Governança Institucional da CCEE.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias