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CO - Validação de contratos e montantes passa por aprimoramento no CliqCCEE. Mudança trará mais segurança às operações dos agentes
063/22 - Publicado em: 27/01/22 07:00 hs | Atualizado em 12/08/22 11:41 hs[Ajuste realizado em 21/03 para adequação no trecho "Cenário Atual" e "Modificação", apontando, de forma melhor explicada, a melhoria implementada].
Desde o seu lançamento, o CliqCCEE passa por melhorias que possibilitam maior segurança, assertividade e controle dos dados e informações. Seguindo essa premissa, a CCEE implementará uma nova melhoria na operação dos Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente de Contratação Livre (CCEALs) e dos Contratos Bilaterais Regulados (CBRs) no CliqCCEE.
A evolução de sistema, embora simples, trará mais segurança aos agentes e diminuição dos riscos de falhas durante a validação de contratos.
Cenário atual
Atualmente, após o registro do contrato no CliqCCEE, os agentes devem realizar a validação de todos os períodos de vigência de montantes atrelados a esse contrato, para que o contrato seja validado. Dessa forma, se algum período de vigência de montante não for validado, mesmo que seja um período futuro, o contrato não é validado e não é considerado na contabilização.
Modificação
Com a melhoria, a CCEE evita que ocorra, por exemplo, uma falha de esquecimento durante a validação por parte do agente. Então, após a modificação, será obrigatória a validação simultânea de todos os períodos de vigência de montantes do contrato, enquanto o contrato ainda não está validado.
Sem prejuízos ao agente, com o novo formato, após a validação do contrato os processos de ajuste e validação de montantes continuarão como são atualmente.
A melhoria não impedirá o uso de recursos de automatismo para o processo de validação dos contratos, conforme aplicado por alguns agentes, continuando a ser permitido o uso de tecnologias autônomas para o processo. Também não ocorrerão mudanças na página do sistema ou no arquivo XML.
Considerando a preparação dos agentes, a CCEE informa com antecedência a implementação das mudanças, que deve estar em uso a partir da última semana de março, permitindo que os agentes conduzam eventuais implementações necessárias em seus sistemas a fim de garantir a continuidade do processo.
Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.