Notícias
CCEE divulgará contabilização sombra e simulação do PLD a partir do Newave Híbrido
Informações serão disponibilizadas para auxiliar os agentes até a implementação oficial em janeiro de 2025
Publicado em: 27/09/24 14:40 hs | Atualizado em 27/09/24 14:50 hsA partir de janeiro de 2025, o Preço de Liquidação das Diferenças - PLD será calculado utilizando o Newave Híbrido, modelo computacional aprovado pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, conforme deliberação da reunião plenária realizada em 25/07/2024. Com o objetivo de auxiliar os agentes na análise dos reflexos a partir do próximo ano, a CCEE divulgará simulações do preço e da contabilização com os resultados da nova metodologia até sua implementação oficial.
“Ao disponibilizar os dados e informações para o mercado, contribuiremos com a transparência das informações contribuindo para a avaliação das empresas. Como já ocorreu em outros processos de transição, como a implementação do Preço Horário, a CCEE se antecipa e apresenta simulações fundamentais para o mercado”, comenta Gerusa Côrtes, vice-presidente da Câmara de Comercialização.
Os preços calculados pelo Newave Híbrido estão sendo divulgados desde 2 de setembro, no portal da CCEE. Os agentes podem acessar o conteúdo no menu “PREÇOS” e na seção “PAINEL DE PREÇOS” (https://www.ccee.org.br/web/guest/precos/painel-precos). Na página, basta clicar na opção “SOMBRA” dentro do painel de históricos e selecionar a categoria “Sombra_NEWAVE_Híbrido” para acessar os resultados. Nele, os usuários também podem comparar os resultados sombra do PLD com os resultados oficiais divulgados diariamente.
O período sombra do PLD se estenderá de agosto a dezembro de 2024, sendo que os usos oficiais, para formação de preço pela CCEE e programação da operação pelo ONS, serão aplicados a partir da primeira semana operativa de janeiro de 2025.
Contabilização Sombra – resultados e análises
De forma a complementar as análises dos agentes sobre os impactos dos novos parâmetros de preço, a CCEE também divulgará as simulações da contabilização do Mercado de Curto Prazo a partir dos resultados do Newave Híbrido. Os agentes poderão visualizar a sua posição financeira a partir de relatórios disponíveis na DRI, a partir de MS+24. Desta maneira, a primeira publicação ocorrerá em 03/10, com a contabilização referente a agosto de 2024.
Vale destacar que serão considerados os mesmos sistemas e dados de entrada do evento oficial, exceto o valor do PLD. Vale ressaltar que a contabilização sombra consiste em simulação e manterá os ajustes financeiros e tratamentos das decisões judiciais e processará o MCP que contém os acessórios (ESS, MRE, RRH...).
De forma a ampliar a simetria de informação, a Câmara de Comercialização também divulgará um relatório analítico sobre os impactos da nova precificação na contabilização sombra, considerando tendência por categorias e classes de agentes, incluindo os efeitos sobre os ESS e sobre o Risco Hidrológico, por exemplo.