Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE disponibiliza nova planilha auxiliar e facilita operação do monitoramento prudencial

Ferramenta traz campos padronizados para preenchimento de informações que tornam mais intuitiva a experiência dos usuários

Publicado em: 22/08/24 14:34 hs | Atualizado em 22/08/24 14:37 hs

A imagem mostra uma lupa sobre gráficos financeiros

A CCEE mais uma vez oferece aos agentes uma solução que facilita as suas operações diárias e disponibiliza uma nova Planilha Auxiliar de Cálculo do Fator de Alavancagem, indicador que deve ser enviado periodicamente no âmbito do Monitoramento Prudencial. O objetivo é possibilitar uma experiência simplificada para os associados e apoiar a sua adaptação ao modelo, durante este período sombra.

A ferramenta traz campos padronizados para preenchimento de informações em um formato usual de mercado, que tornam mais intuitiva a operação para os usuários. Com os dados fornecidos, o próprio arquivo formata a declaração de portfólio nas configurações exigidas pela Câmara, bem como apresenta automaticamente os resultados de exposição às cinco maiores contrapartes.

A novidade poder ser usada para carregar as informações na plataforma de Monitoramento Prudencial de um jeito simples, ou para a conferência do Fator de Alavancagem processada pelo sistema. Caso o associado seja convocado para participar do processo de Monitoramento Aleatório, no qual deve enviar os comprovantes de sua memória de cálculo para a CCEE, também pode encaminhar o material como um documento de apoio.

Assim como em versões anteriores, na nova planilha auxiliar, é possível consultar as premissas utilizadas no monitoramento, a Curva Forward fornecida pela DCIDE para o mês corrente e os seis subsequentes, e os cálculos de risco VaR e de Teste de Estresse.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias