Notícias
Modalidade Express representou 90% de todas as recontabilizações da CCEE em 2023
Processo facilitado agiliza em meses o tempo necessário para aplicação dos efeitos financeiros aos agentes
Publicado em: 21/11/23 15:47 hs | Atualizado em 21/11/23 15:50 hsQuase 90% de todas as recontabilizações solicitadas para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE em 2023 se classificaram para o processo Express, que reduz o tempo entre a abertura do pedido e a aplicação dos efeitos financeiros no Mercado de Curto Prazo – MCP para os agentes. Das 217 requisições registradas pela organização entre janeiro e setembro deste ano, 191 se enquadraram na modalidade.
“O resultado comprova o sucesso da Recontabilização Express, que dá uma resposta mais ágil aos nossos associados e garante uma operação mais eficiente para todos os envolvidos”, comemora Marcelo Loureiro, conselheiro da CCEE. Enquanto o procedimento tradicional poderia levar até seis meses, do seu início até a aplicação do recálculo, o rito facilitado antecipa provisoriamente os resultados para a contabilização do Mercado de Curto Prazo – MCP do mês seguinte à aprovação do processo pela Superintendência da CCEE.
Ao todo, desde a sua criação em julho de 2021, a modalidade Express foi utilizada 394 vezes. Em junho de 2023, a Câmara alcançou um feito inédito: todos os pedidos realizados no mês passaram pelo processo simplificado. O marco se repetiu, depois, em setembro.
Agora, no final de outubro, a CCEE lançou mais uma ferramenta que visa dar transparência aos seus agentes e lançou um relatório em que é possível acompanhar todos os efeitos financeiros das recontabilizações de forma consolidada, em um único painel, reduzindo o trabalho operacional dos associados. Para saber mais sobre a novidade, acesse:
CO – CCEE lança relatório de Impacto de Recontabilização Consolidado
Com a Recontabilização Express, o Conselho de Administração delega atribuições para a Superintendência, que pode aprovar as solicitações que atendam critérios pré-definidos, garantindo a segurança e rapidez do processo. Para que o pedido seja aprovado como Express, precisa atender a alguns critérios, como estar relacionada a ajuste de dados de medição ou alteração em contratos do ACL, não gerar impactos diretos em apurações do Mercado Regulado e não interferir na operacionalização de decisões judiciais em andamento.