comunicados
CO – Terá início em janeiro a cobrança de emolumento por ajustes de parâmetros de ativos resultantes de atos regulatórios
958/22 - Publicado em: 20/12/22 08:47 hs | Atualizado em 20/12/22 08:49 hsA partir de janeiro de 2023, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE passará a recolher emolumentos quando realizar ajustes na modelagem de ativos que sejam necessários devido à emissão de atos regulatórios, conforme proposta aprovada pelos associados na 70ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 26 de outubro de 2022. Caso prefira, o agente responsável poderá fazer as alterações por si próprio, no sistema SigaCCEE, em até cinco dias úteis após a publicação das regulações, evitando a cobrança.
A medida diz respeito aos seguintes comandos:
Para apoiar aqueles que querem assumir a responsabilidade pelos ajustes, a organização disponibiliza um manual de uso do sistema dentro do próprio SigaCCEE. Acesse em:
Portal CCEE > Ambiente de Operações > SigaCCEE > Ajuda Online
Solicitação de Modelagem de Ativo > Incluir e Alterar Unidade Geradora
Caso tenha dúvidas sobre como anexar arquivos na plataforma, acesse:
Portal CCEE > Ambiente de Operações > SigaCCEE > Ajuda Online
Utilização do SigaCCEE > Anexos
Em janeiro, também será realizado um Momento Capacita específico para tirar dúvidas dos agentes sobre o tema e sobre a usabilidade do sistema. A CCEE divulgará mais detalhes em comunicações futuras em seu site.
A cobrança dos emolumentos terá início em fevereiro de 2023 e refletirá os ajustes realizados ao longo de janeiro. Os associados poderão acessar os boletos por meio do Sistema de Gestão de Pagamentos em:
Portal CCEE > Ambiente de Operações > Gestão de Pagamentos
Já as empresas que estão em fase de adesão receberão os documentos no e-mail dos representantes informados na Plataforma Cadastral.
Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.