Notícias
CCEE recebe comitiva chinesa para discutir formação de preço no setor elétrico
O encontro proporcionou diálogo e troca de vivências sobre o cenário energético entre Brasil e China
Publicado em: 05/09/24 11:36 hs | Atualizado em 05/09/24 11:41 hsA Câmara de Comercialização e Energia Elétrica- CCEE recebeu, nesta segunda-feira (2/9), membros da Sichuan Provincial Development and Reform Commission, Sichuan Provincial Energy Administration e representantes da CTG Brasil para troca de experiências sobre desenho de mercado e formação de preço.
O reunião, que contou com a participação de Ricardo Simabuku, conselheiro da CCEE, Rodrigo Sacchi, gerente executivo de Preços, Modelos e Estudos Energéticos, Humberto Alencar, gerente de Preços, Guilherme Ramalho, gerente de Modelos e Estudos Energéticos e Rafael Lobato, profissional da área de Modelos e Estudos Energéticos, discutiu assuntos como os papéis das instituições, as principais características do setor elétrico brasileiro, as responsabilidades da CCEE como operadora do mercado, o processo de formação de preço, os modelos utilizados e o comportamento do PLD.
“A visita da comitiva da Sichuan Provincial foi muito rica e nos trouxe contribuições importantes. Criar essa troca de experiências e cenários no setor de energia é fundamental para desenvolvermos um mercado cada dia mais robusto e com soluções inovadoras”, destacou Simabuku.
A CCEE tem realizado intercâmbio de experiências por meio de treinamentos e reuniões para estimular laços internacionais. Em 2024, a organização já se reuniu com lideranças do setor elétrico de países como Estados Unidos, Portugal, Chile, Nigéria e Paquistão, realizou visitas à Noruega, Colômbia e El Salvador pelo projeto Meta II - Formação de Preço, além de participar ativamente de importantes eventos globais do mercado, como o EVEx e o ConvERSE, em Portugal, o Cigré, em Paris, e APEx, na Turquia.