Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE promove intercâmbio de conhecimento com instituições da Finlândia, fortalecendo sua atuação mundial

Experiência internacional serve de inspiração para abertura do mercado brasileiro

Publicado em: 11/04/25 09:26 hs | Atualizado em 11/04/25 09:31 hs

colaboradores  CCEE na finlândia

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE está sempre em busca das melhores soluções para o mercado de energia brasileiro. Por isso, realizou em março uma missão estratégica à Finlândia, um dos líderes mundiais em inovação e regulação do setor elétrico. O objetivo das reuniões foi a troca de conhecimento tendo em vista à abertura de mercado e o processo de transição energética.

A interação com as principais empresas e universidades finlandesas foi um convite da Business Finland, órgão governamental que promove negócios, investimento e inovação no país nórdico. Durante o período de interação foram discutidas oportunidades de parcerias, colaborações e novos negócios, além do compartilhamento de experiências e boas práticas que possam contribuir para a evolução do mercado de energia brasileiro.

A Câmara de Comercialização foi representada por Maria Clara Pessoa, gerente Jurídica Consultiva, por Guilherme Rocha, Gerente de Contabilização, e Regiane Barros, especialista da Gerência Regulatória. A equipe participou de uma extensa agenda, que incluiu reuniões com a VTT, maior empresa de pesquisa e tecnologia do país; Nordpool, operador do mercado de energia dos países nórdicos; Aalto University, universidade pública; Fingrid, operador do sistema de transmissão; Finnish Energy, associação comercial da indústria de energia; e o Departamento de Energia do Ministério de Economia e Trabalho.

Oportunidades

Durante os encontros foram identificados pontos de oportunidades para o mercado brasileiro, principalmente em relação ao mercado livre de energia, modalidade que já atinge consumidores residenciais no país europeu desde 1998. Experiências positivas como a facilidade na troca de fornecedores/varejistas, padronização das informações e uso de aplicativos para gestão do consumo de energia indicaram possibilidades para o mercado brasileiro. 

Durante os encontros, foram discutidas oportunidades de parcerias com as universidades e instituto, que podem resultar no desenvolvimento de pesquisas e projetos com a finalidade de inovar e fortalecer o mercado de energia. 

“Com um mercado aberto há 30 anos, foi possível conhecer as iniciativas que deram certo e que podem facilitar o processo de abertura de mercado que está acontecendo nesse momento no Brasil, como a criação do hub de informações (modelo de Open Energy), facilitando o processo de modernização e transição energética”, destacou a equipe que esteve na Missão. 

Participação no Energy Week

Além das visitas institucionais, os representantes da CCEE participaram do Energy Week, um dos encontros mais relevantes do setor elétrico na Europa, que ocorre anualmente em Vasaa, na Finlândia. 

O evento, que reuniu especialistas do setor energético mundial para debater inovação, sustentabilidade e novas tecnologias, foi uma importante oportunidade para a CCEE conhecer ainda mais o mercado europeu e compartilhar experiências desenvolvidas no Brasil.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias