mercado livre

Mercado livre de energia, ou Ambiente de Contratação Livre – ACL, é a modalidade de negociação em que o consumidor pode escolher a empresa de quem quer contratar sua energia. Também pode negociar as condições desse serviço, como preços, formas de pagamento, tipos de fontes das quais quer comprar, entre outras.

Desde janeiro de 2024, todos os consumidores conectados na alta e média tensão, conhecidos como Grupo A, podem optar pela migração ao mercado livre. As empresas com demanda acima de 0,5 MW podem optar pela participação direta na CCEE, sendo necessária sua adesão, ou a partir da representação por um agente varejista. 

No mercado livre, o consumidor paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e outra com os valores da energia comprada junto ao comercializador, gerador ou produtor independente de energia (preço negociado livremente).

Guia de Direitos e Deveres do Consumidor no Mercado Livre de Energia

Lista com todos os varejistas habilitados 

EstudoCCEE: Cenário do Mercado Livre de Energia (2024)

Migração de consumidores com demanda acima de 0,5MW

As unidades consumidoras conectadas em alta ou média tensão, que integram o Grupo A, com demanda igual ou acima de 0,5 MW podem optar por participar do mercado livre de energia direta ou indiretamente, sob um agente varejista.
Caso escolha por ter sua participação direta, o consumidor precisará aderir à CCEE e ser um agente de mercado, sendo responsável por suas obrigações perante a Câmara de Comercialização.
Neste modelo, as empresa são classificadas como consumidores livres ou especiais, de acordo com a regulamentação.

Notícias importantes

Plantões de Dúvidas

Com o aumento da demanda por esclarecimentos a respeito da utilização de Programação de Aplicações - APIs nas operações de varejo no mercado livre, a CCEE retomou seu plantão de dúvidas. Para participar, basta acessar a reunião às segundas e quartas-feiras.

Recorde de Migrações

Em 2024, a CCEE concluiu 26.834 novas migrações ao mercado livre de energia, um volume recorde que supera em mais de três vezes os resultados de 2023. Confira os dados em nosso estudo.

Capacitação

Não perca a chance de conhecer o novo pacote de serviços da CCEE para uma gestão mais eficiente dos consumidores do varejo. Assista às edições do Momento Capacita para apresentar soluções simplificadas para a abertura do mercado livre e como acessá-las.
 

Futuro do ACL

CCEE realizou evento online para esclarecer dúvidas sobre futuro do varejo. Confira as apresentações exibidas e a gravação completa do Workshop com os agentes realizado em maio de 2024

Dados do Mercado Livre de Energia (2024)

64.493

CONSUMIDORES NO AMBIENTE

507

COMERCIALIZADORAS

129

VAREJISTAS HABILITADOS

41.462

CONSUMIDORES LIVRES E ESPECIAIS

26.834

MIGRAÇÕES DE CARGA EM 2024

39%

REPRESENTATIVIDADE DO CONSUMO 

Comercializadores Varejistas

A comercialização varejista foi criada para facilitar a migração de consumidores ao mercado livre e gerenciar os riscos e oportunidades da compra e venda de energia para os clientes. Quem é representado por essas empresas não precisa se preocupar com o dia a dia da contratação de energia.

Migração de Carga Simplificada
A Migração de Carga Simplificada reúne processos realizados pelo SCDE e pelo SigaCCEE, para tornar o percurso de inclusão de novas unidades consumidoras mais ágil e fácil. A MCS disponibiliza um formulário único para solicitação de cadastro de cargas, declaração de comunhão de direito e mapeamento de pontos, além de realizar o preenchimento automático de parte das informações necessárias e permitir uma validação única dos campos para as distribuidoras.

Confira vídeoaula sobre habilitação técnica via Migração de Carga Simplifica (link)
 
Jornada completa para atuação varejista
De forma a auxiliar os agentes no procedimento, o Portal de Aprendizado da Câmara de Comercialização disponibiliza videoaulas e treinamentos sobre como realizar as operações. O conteúdo explica desde o processo de habilitação e manutenção do perfil varejista, a gestão da representação e a operação do varejista, e as ações do representado neste modelo de comercialização.

Confira a trilha completa aqui (link)

Regulamentação do varejista