
Notícias
PortalCCEE disponibiliza serviço para verificar autenticidade de Certidão de Adimplemento
Funcionalidade desenvolvida com a tecnologia blockchain possibilita que qualquer usuário confira a validade e a situação do documento
Publicado em: 11/08/22 12:00 hs | Atualizado em 11/08/22 12:07 hs
Com o objetivo de assegurar que não possuem débitos em aberto e que estão em dia com os pagamentos de suas obrigações no mercado de energia, os agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE apresentam durante negociações e operações um documento que atesta sua adimplência, a Certidão de Adimplemento. Mas como ter certeza de que a informação é válida e atualizada?
Por vezes, as contrapartes que negociavam com um agente entravam em contato com a CCEE para confirmar a veracidade ou simplesmente acreditavam na boa-fé do proprietário da certidão. A partir de agora, a verificação de autenticidade e a situação do documento pode ser realizada de forma simples pelo Portal CCEE (www.ccee.org.br).
O serviço, que foi desenvolvido com a tecnologia blockchain, está disponível na nova página Certidão de Adimplemento localizada na seção Documentos (https://www.ccee.org.br/web/guest/documentos/certidao-adimplemento) e pode ser acessado também pelo QR Code impresso no documento. Todos os usuários podem utilizá-lo, não é preciso ser associado da Câmara de Comercialização.
Veja como consultar informações da Certidão de Adimplemento
Ao acessar a página do Portal CCEE, o usuário deve digitar o Código de Autenticidade que consta na Certidão de Adimplemento. Ao completar com a sequência alfanumérica correta, o campo CNPJ será habilitado, para informar o número de registro do proprietário do documento. Por fim, basta clicar em realizar consulta para visualizar na tela os detalhes, como validade, situação e autenticidade.
Emissão da Certidão de Adimplemento
Na mesma página de conferência da autenticidade dos documentos já emitidos, há um botão para facilitar o acesso ao serviço de emissão da Certidão de Adimplemento. Ao clicar, o usuário será redirecionado ao Ambiente de Operações para realizar o processo. Vale lembrar que esta funcionalidade está disponível apenas para associados e em acessos por computador.