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Dia do Cliente: conheça os produtos e serviços da CCEE que melhoram a experiência dos agentes

Ferramentas implementadas neste ano promovem transparência e facilidade

Publicado em: 15/09/23 11:28 hs | Atualizado em 15/09/23 11:58 hs

Homem sorrindo com xícara na mão

Para celebrar o Dia do Cliente, nesta sexta-feira, 15 de setembro, conversamos com Rodolfo Aiex, gerente de Relacionamento com o Cliente da CCEE, que destacou três iniciativas implementadas neste ano pela Câmara para melhorar a experiência dos agentes. 
Saiba um pouco mais sobre as ferramentas e confira a entrevista mais abaixo: 

Dados Abertos: tudo sobre o mercado de energia em um só lugar

O ‘Portal de Dados Abertos’ é uma plataforma abrangente, que reúne informações detalhadas sobre o mercado brasileiro de energia elétrica e auxilia na tomada de decisões informadas e estratégicas. Por meio de integração via API, é possível automatizar a extração do conteúdo da base sistêmica da CCEE. O espaço amplia a transparência dos dados e aproxima, cada vez mais, a organização da sociedade.

Simplificando a compreensão das liquidações financeiras

A nova Plataforma de Liquidação facilita o acompanhamento do extrato das liquidações financeiras realizadas mensalmente pela Câmara e ajuda os agentes a entenderem melhor seus compromissos financeiros.

Ampliação da divulgação dos dados de medição contábil

A CCEE também ampliou a divulgação prévia de dados de medição contábil em 2023. O objetivo é que os agentes possam acompanhar seus resultados e antecipar o comportamento do mercado, antes da consolidação da contabilização. Dessa maneira, é possível anteceder a identificação de erros e a necessidade de ajustes na operação.

Transformação cultural com foco no cliente

Estas iniciativas são apenas um exemplo do compromisso contínuo da Câmara de Comercialização em aprimorar a experiência de seus associados. Para Rodolfo Aiex, gerente de Relacionamento com o Cliente, a organização passou por uma transformação cultural, que colocou o foco no cliente como uma das principais preocupações.

A relação da CCEE com os seus clientes mudou nos últimos anos?

“Devido à natureza da CCEE, como protagonista do desenvolvimento do mercado de energia, possuímos um caráter bastante técnico. No entanto, temos um outro lado extremamente importante que é a entrega de produtos e serviços, que deve ser direcionado pelo resultado para os associados. Ao longo dos últimos anos, nossos projetos têm ido além das questões técnicas, colocando o cliente para dentro da discussão”.

Como deve ser a atuação da CCEE para superar as expectativas dos clientes?

“A digitalização tem mudado bastante a interação com os agentes. Hoje, as pessoas estão muito mais próximas, ao menos virtualmente. Então, esperam que os serviços sejam rápidos, simples e que resolvam seus problemas. Se formos traduzir isso em uma palavra seria integração. Somos uma parte central dos processos dos nossos associados. Por isso, precisamos atuar com senso de urgência, entregando resultado com a qualidade e velocidade que precisam”.

Quais estratégias a CCEE implementou para aprimorar o relacionamento com os clientes?

“Nossa estratégia tem uma espinha dorsal mestra que é o programa gestão de clientes. Realizamos uma segmentação dos nossos agentes para entender as necessidades específicas de cada um. E, a partir disso, analisamos nossos serviços e criamos uma governança de acompanhamento mensal, com um indicador exclusivo para medir a satisfação dos associados, denominado Voz do Cliente (VOC). Hoje, temos aproximadamente 30 projetos dentro dessa governança, o que representa mais de 90% dos principais serviços da organização”.
 


 

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