Notícias

Asset Publisher

CCEE vai auxiliar distribuidoras gaúchas na organização de dados de consumidores

Câmara de Comercialização solicitou aos seus agentes com clientes no Rio Grande do Sul que forneçam informações sobre interrupções no fornecimento

Publicado em: 03/06/24 13:59 hs | Atualizado em 03/06/24 14:11 hs

Imagem do planeta Terra visto do espaço, com destaque para o território brasileiro

Diante dos eventos climáticos severos que afetaram o Rio Grande do Sul, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE tem se antecipado para apresentar propostas que apoiem os agentes neste cenário de calamidade pública. Em mais uma ação para auxiliar o mercado gaúcho, a organização se prontificou a reunir e padronizar informações sobre consumidores que sofreram com interrupções no fornecimento devido às enchentes, para enviá-los às distribuidoras, permissionárias e cooperativas que atendem a região e que enfrentam desafios para obter estes dados.

A iniciativa será importante para a manutenção do bom funcionamento do mercado brasileiro de energia e ajudará as empresas a retomarem mais rapidamente a normalidade no seu atendimento e na gestão dos seus clientes. A CCEE solicitou o auxílio dos seus associados com unidades consumidoras no estado para que informem quais dos seus representados ficaram sem energia e por qual período. Em seguida, encaminhará estes resultados para os agentes gaúchos.

Além desta iniciativa, a Câmara, preocupada em oferecer todo o auxílio possível para o Rio Grande do Sul, instituiu um Comitê de Acompanhamento (CAC) para avaliar possíveis impactos do cenário no mercado de energia e propor medidas de apoio aos seus associados. Em linha com as atuações tomadas pelo Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a organização decidiu, ainda, que irá suspender a instauração de qualquer processo de desligamento de empresas que estão sofrendo as consequências das enchentes na região.

O Comitê de Acompanhamento continua responsável por receber e analisar os pedidos dos agentes, no âmbito das operações da CCEE, e interagir com as demais instituições para avaliar o aprofundamento das medidas excepcionais para o estado. O CAC está à disposição dos órgãos do governo e dos associados para o envio de solicitações e para viabilizar alternativas, a fim de que seja possível prosseguir de forma segura e ágil na mitigação dos reflexos operacionais deste momento excepcional.

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher