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CCEE promove reposicionamento de marca e quer simplificar as complexidades do setor elétrico
Organização moderniza identidade visual, tom de voz e se prepara para atender desde os grandes clientes até o consumidor final com precisão, inteligência e agilidade
Publicado em: 30/03/23 14:47 hs | Atualizado em 30/03/23 14:50 hsA CCEE, operadora do setor elétrico brasileiro, apresenta nesta quinta-feira (30) o reposicionamento da sua marca. A estratégia busca alinhar a identidade visual e o tom de voz da organização à sua vocação para descomplicar as dinâmicas do mercado energético e ao objetivo de entregar soluções e serviços cada vez mais ágeis, precisos e acessíveis aos seus agentes. O processo de criação desenvolvido em parceria com a Consultoria de Marca Why ouviu funcionários, associados e até representantes do segmento financeiro.
Está é a primeira campanha de mudança de marca da CCEE em seus mais de 20 anos de história. Guiada pelo posicionamento “Inteligência para facilitar. Inteligência para simplificar”, a Câmara busca traduzir todo o conhecimento que concentra e que permite uma atuação inovadora e eficiente. A tipografia mais tecnológica e com um desenho limpo, pretende representar essa clareza dos processos, combinando curvas fluidas com terminações mais precisas.
A mistura com imagens geométricas e que fazem referência a conexões faz alusão ao trabalho organizado e alinhado com os agentes do mercado para viabilizar a compra e a venda de energia elétrica no país. E outro ponto importante é a paleta de cores. O antigo amarelo dará lugar a mais tons de azul, que buscam transmitir mais confiança no novo logotipo, enquanto o acqua visa demonstrar mais inovação e agilidade.
Flávia Albuquerque, Gerente Executiva de Relações Institucionais da Câmara de Comercialização, explica que a mudança foi necessária para refletir o atual momento da instituição e do setor. “A CCEE sempre atendeu um público muito especializado e que tem se tornado cada vez mais exigente. Com a perspectiva de abertura do mercado livre de energia, também terá um desafio imenso pela frente, de se comunicar com um volume muito maior de empresas e pessoas. A missão, então, foi sintetizar esse amadurecimento da marca, sem perder a nossa personalidade e a cultura de descomplicar o complicado”, diz.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica foi criada em 1.999 para estabelecer no Brasil um ambiente de compra e venda de eletricidade menos verticalizado e com maior participação do setor privado, desafio esse que tem sido superado com êxito. O mercado se consolidou nas últimas duas décadas, com negociações cada vez mais livres, e, hoje, a CCEE já conta com mais de 13 mil agentes, liquidando anualmente mais de R$ 150 bilhões.