Notícias

Asset Publisher

CCEE apresenta migração simplificada ao mercado livre em workshop para distribuidoras e comercializadoras

O evento reuniu representantes para conhecer as soluções de APIs desenvolvidas pela Câmara

Publicado em: 04/04/25 14:24 hs | Atualizado em 11/04/25 10:08 hs

auditório do evento

O mercado livre de energia está em constante expansão, com o número de consumidores entrando na modalidade batendo recordes a cada mês. Com o crescimento acelerado, será preciso dar mais eficiência e escala para as operações dos agentes e é justamente esse o benefício do modelo simplificado de migrações, que será implementado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE a partir de julho deste ano. 

Para preparar o mercado para essa novidade, a organização realizou, na última quinta-feira (3), o Workshop: O Futuro do Mercado Livre de Energia.

Durante o encontro, foram apresentados para distribuidoras, permissionárias e comercializadoras os processos de cadastro e gerenciamento de clientes por meio de APIs (Application Programming Interface), que trarão mais agilidade, autonomia e segurança.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, que destacou o papel fundamental da Câmara na abertura de mercado: “nós nos orgulhamos de estar na vanguarda deste processo. Com investimentos em tecnologia, processos inovadores e muito diálogo com os nossos agentes, concluímos com êxito quase 27 mil migrações em 2024 e mais de cinco mil nos primeiros meses de 2025”.

O evento foi conduzido pela gerente executiva de cadastros e contratos, Adriana Sambiase, e contou com apresentações do gerente executivo de Desenvolvimento, Arquitetura e Experiencia Digital, Marcelo Molina; e do gerente regulatório, Gustavo Martinelli.

Durante o primeiro painel, Gustavo Martinelli trouxe informações importantes focadas no processo de regulação do modelo simplificado, suas vantagens e prazos legais. Já Marcelo Molina abordou temas relacionados à estratégia de tecnologia, baseada em performance e estabilidade, inovação e transformação digital, modernização de aplicações, infraestrutura tecnológica, segurança cibernética e engenharia de software.

O workshop foi encerrado pela vice-presidente da CCEE, Gerusa Côrtes, que reforçou todo o trabalho desenvolvido pela Câmara de Comercialização e estimulou os agentes a se comprometerem com a mudança. “Na abertura de mercado não existe retrocesso, existe só avanço. A Câmara está preparada para a abertura do mercado, mas é preciso que o mercado também se organize. Por isso, realizamos este workshop, que integra uma série de outras ações de capacitação”, reforçou. 

Confira as apresentações aqui
https://www.ccee.org.br/o/ccee/documentos/CCEE_1194304 - Gustavo Martinelli

https://www.ccee.org.br/o/ccee/documentos/CCEE_1194303 - Marcelo Molina
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher