Notícias

Asset Publisher

CCEE promove 2ª Edição do Selo de Inovação para estimular seus colaboradores

Confira um bate-papo com Leonardo Cruz, Head de Inovação da CCEE, sobre a importância da iniciativa para fortalecer a cultura de inovação

Publicado em: 15/08/23 16:02 hs | Atualizado em 23/08/23 14:56 hs

Selo de Inovação

Em um esforço contínuo para reconhecer os colaboradores da #NossaCCEE que impulsionam a inovação e que aprimoram processos em prol de nossos agentes, a Câmara lançou na última semana a 2ª edição do Selo de Inovação. O tema deste ano é ‘Transformação Digital’.

O Selo faz parte de um conjunto de iniciativas que contribuem para transformar a organização em um ambiente de experimentação. E para entender como essa ação estimula a cultura de inovação, conversamos com Leonardo Cruz, Head de Inovação da CCEE.
 

Como que surgiu o Selo de Inovação? O que motivou a CCEE a criar essa iniciativa e como que ela está alinhada à nossa Cultura?

Em diversas organizações, fica sempre a dúvida: o que é inovação? Nos últimos anos, essa palavra tem sido tão falada no mundo, mas sempre acreditei que isso é algo diferente para cada empresa. O Selo de Inovação veio para reconhecer as pessoas que inovam no dia a dia da Câmara e para desmistificar o conceito do que é inovar. Sempre tratamos a inovação como algo inclusivo, que todos podem participar. E a CCEE só tem a ganhar com isso.
 

E afinal, o que é inovação para a CCEE?

É termos esse espaço aberto às possibilidades e experimentações, que gera oportunidades para as pessoas pensarem em ideias criativas para resolver problemas. Só que, no final, tem que gerar resultado, temos que implementar. A inovação está muito mais ligada a isso. Não preciso ter uma grande tecnologia para fazer com que as coisas aconteçam. Basta uma ideia, que consigamos colocar em prática e transformar em uma boa solução, para alcançarmos resultados expressivos. 
 

Nos últimos anos, a CCEE tem conseguido fortalecer a cultura de inovação. O Innovation Velocity Ratio (IVR), que mede a inovação e a agilidade organizacional, saltou de 6,16 no ano passado para 8,97 em 2023. Como que o selo contribui para isso? 

O Selo foi um dos principais motivadores para esse resultado. Apesar de haver diversas inovações diárias na CCEE, muitas delas eram vistas como rotina, não sendo reconhecidas pelos próprios colaboradores que as realizam. O Selo veio para mostrar que essas pessoas também são inovadoras. E, com isso, traz também um sentimento de orgulho. 
 

Como que esse projeto, ao lado de todas as iniciativas que são reconhecidas por ele, contribui para os stakeholders da CCEE? 

Qualquer processo implementado na CCEE que traga resultados, direta ou indiretamente, beneficia os nossos agentes. Na primeira edição, foram 39 iniciativas certificadas com o Selo, bem acima da expectativa. E agora, com a segunda edição, nossos líderes já estão incentivando e motivando suas equipes a participar. No final do dia, o que estamos melhorando é a performance da Câmara como um todo.

 

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher