Notícias

Asset Publisher

Artigo: A cultura do cuidado precisa estar na pauta

Por Tiago Hayashida & Danilo Pastro, da Gerência Executiva de Gestão de Pessoas da CCEE

Publicado em: 19/09/23 14:47 hs | Atualizado em 19/09/23 14:52 hs

Montagem de fotos de Tiago Hayashida e Danilo Pastro. Eles são um homem asiático de cabelos pretos e um homem branco de cabelos loiros.

Em 1999, ano em que iniciamos a nossa operação na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, Amy Edmondson, pesquisadora americana da Harvard Business School, definia o conceito de Segurança Psicológica como “a crença de que não seremos punidos ou humilhados por expor ideias, dúvidas, preocupações ou erros, e que a equipe estará segura para assumir riscos interpessoais”. Mais de 20 anos depois, o termo nunca fez tanto sentido para nós e muitas outras empresas que estão mais atentas à urgência para a valorização da saúde mental no ambiente corporativo. A pandemia escancarou as nossas fragilidades e agora precisamos lidar melhor com o impacto dos transtornos psíquicos, já considerados a terceira principal causa de afastamentos do trabalho no Brasil.

O plano de saúde, o desconto na academia ou aquela proposta de trabalho flexível continuam fazendo a diferença, mas resumir o bem-estar dos funcionários a esses serviços talvez seja um dos maiores erros das organizações, principalmente se levarmos em conta que a geração de profissionais da atualidade é muito mais exigente e tem buscado uma relação de mais confiança e transparência. Se as empresas não repensarem o seu papel na sociedade e se não olharem para o problema de uma forma abrangente, vamos desperdiçar tempo, dinheiro e paciência dos colaboradores. Vamos corroborar com o que a pesquisa recente da Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou.

Leia o texto completo em: https://www.mundorh.com.br/a-cultura-do-cuidado-precisa-estar-na-pauta/

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher