Notícias
CCEE promove workshop sobre formação de preço de energia elétrica
Iniciativa integra a segunda etapa do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – PROJETO META II
Publicado em: 21/09/23 14:31 hs | Atualizado em 21/09/23 14:34 hsO Ministério de Minas e Energia, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a PSR Soluções em Consultoria realizarão em 18 de outubro, em São Paulo, o workshop “Meta II Formação de Preço: Percepções e Condicionantes”, o primeiro do tipo no âmbito do “Estudo sobre a formação de preço de energia elétrica de curto prazo: uma análise do mercado brasileiro”. O projeto avaliará possíveis aprimoramentos do atual modelo de precificação da energia elétrica do país e contrapor benefícios e desafios de sua eventual substituição por abordagens alternativas.
O workshop, que terá a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da CCEE, do CEO da PSR, Luiz Barroso, entre outros, será dividido em três blocos de apresentações com os temas: Fundamentos da formação de preço; O preço “não tão por custo” no Brasil; e Pensando alternativas ao modelo atual.
O evento está associado ao “Projeto Meta II”, fruto do Acordo de Empréstimo firmando pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Governo Brasileiro, por meio do MME, com valor aproximado de US$ 38 milhões em investimentos em dezenas de iniciativas até 2025 A ação fortalece o papel de coordenação ministerial, já que os participantes não desembolsam contrapartidas financeiras e atuam em conjunto com o ministério. Estão previstos investimentos para a CCEE, em particular, da ordem de de R$ 33 milhões para um total de quatro projetos até 2025. Em maio deste ano a CCEE firmou contrato com a PSR para a execução deste projeto sobre a Formação de Preço. “Este é um tema estratégico para a CCEE, que vem sendo idealizado desde as discussões do GT de modernização do setor elétrico em 2020. Temos muita expectativa de impacto positivo sobre o setor”, diz Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE.
Com duração de 30 meses, o projeto tem o objetivo de indicar o melhor arranjo para o mercado brasileiro, inclusive com as adequações necessárias no ambiente comercial, regulatório e as melhores práticas empresariais. O trabalho também envolve uma fase de análise do atual mecanismo de formação de preço por custo, que deverá indicar os avanços necessários para aprimorar a eficiência operativa e a sinalização econômica associada aos modelos computacionais.
A pesquisa também deve apresentar uma análise comparativa das vantagens e desvantagens entre a formação de preço por custo e a formação de preço por oferta, e contará com o desenvolvimento de softwares capazes de simular as consequências de diferentes estratégias regulatórias sobre o sistema. Além deste primeiro workshop, está prevista a realização de diversos eventos ao longo dos anos de projeto, garantindo um envolvimento da sociedade em momentos importantes do desenvolvimento das atividades.
“Muito já foi estudado sobre modelos de formação de preço no Brasil, o que produz muito material como ponto de partida para este trabalho. Por exemplo, a PSR finalizou no ano passado, um P&D com a Engie sobre formação de preços por oferta”, afirma Luiz Barroso, CEO da PSR.
“Neste primeiro workshop, queremos ouvir dos agentes como eles têm percebido o tema da formação de preço e os resultados desses trabalhos anteriores. Isso nos ajudará a direcionar o restante deste trabalho”, acrescenta Gabriel Cunha, Head em desenho de mercados internacionais na PSR. Segundo o Secretário-Executivo do MME, Efrain Cruz “o MME não está medindo esforços garantir sustentabilidade financeira com preços justos no setor e essa iniciativa se somará a tantas outras previstas no Projeto META”.
A programação do workshop pode ser conferida no portal do projeto:
https://www.meta2formacaodepreco.com.br/eventos
Evento: 1º Workshop do projeto Meta II Formação de preço
Data: 18 de outubro
Horário: A partir de 9h
Local: Hotel Meliá Paulista.
Endereço: Av. Paulista, 2.181. Consolação, São Paulo – SP.