Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE promove evento histórico sobre diversidade e inclusão no setor elétrico

Em iniciativa inédita sobre o tema, a Câmara de Comercialização convidou empresas e instituições para debater o desenvolvimento de ações em prol da equidade

Publicado em: 30/08/24 16:47 hs | Atualizado em 30/08/24 16:53 hs

mosaíco de imagens que mostra os melhores momentos do evento de diversidade e inclusão da CCEE

O setor de energia está atento ao avanço das políticas de diversidade e inclusão, que ganham fôlego dentro das instituições e empresas ao redor do mundo. Para fomentar discussões e disseminar mais ações sobre o tema, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE convidou grandes nomes do setor, como o Ministério de Minas e Energia – MME, a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, além das companhias CEMIG, Clarke Energia, CPFL Energia, , Gerdau, GNA e Raízen, Todas Group e Mais Diversidade para apresentarem os avanços de programas de diversidade e dialogarem sobre soluções para promover a equidade no ambiente de trabalho.

Na abertura do evento, o Presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, ressaltou a importância da pauta: “ao trabalharmos com o tema diversidade e inclusão, pretendemos ser referência em nosso setor, gerar impactos efetivos e positivos na sociedade e assegurar um ambiente mais justo, inclusivo, sem preconceitos e com oportunidades para todas as pessoas prosperarem”.

Para dar início aos painéis, recebemos João Torres, sócio fundador do Mais Diversidade, que contextualizou o cenário de diversidade e inclusão no Brasil e no mundo. 

O primeiro painel “A busca pela equidade de gênero no setor elétrico”, contou com a participação de Gerusa Côrtes, Vice-Presidente e Conselheira da Câmara, que apresentou o Mulheres em Fase, um programa que aposta em dinâmicas de mentoria entre líderes e colaboradoras para desenvolvimento profissional. Desde sua criação, a iniciativa já contou com 33 mentoradas com a atuação de nove mentoras.

“Quando fomentamos iniciativas e novas ideias, percebemos que elas contribuem com o desenvolvimento das empresas, o que é provado por estudos de grandes consultorias, que apontam que instituições diversas são mais criativas e produtivas”, comentou Gerusa. 

O painel ainda recebeu a participação da Diretora da ANEEL, Agnes M. da Costa, que abordou projetos da agência reguladora na formação de lideranças femininas, o comitê interno de diversidade, além do projeto “Sim, elas existem!”. Também estiveram presentes a Gerente de Educação Corporativa da CPFL Energia, Caroline Benatti, que destacou o Programa Protagonistas, acelerador de carreiras para ampliação da representatividade feminina em posições de liderança; a Analista de Sustentabilidade Empresarial da CEMIG, Anne Aline Assis, que apresentou ao público o programa Mulheres Empreendedoras, que tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo feminino em Minas Gerais; e a Gerente de Comunicação e Diversidade da GNA, Carla Assemany, que mostrou um pouco sobre o Programa de Qualificação Profissional voltado para mulheres, desenvolvido no Porto Açu.

Já o segundo painel “A cultura como impulsionadora de um ambiente transformador” trouxe novos cases inspiradores, como o Programa Transformar, que se tornou uma ação afirmativa de estágio para pessoas negras e/ou com deficiência, apresentada por Fernanda Torres, Coordenadora de Atração e Seleção da Raízen. As iniciativas culturais apresentadas pela Diretora de Pessoas e Finanças da Clarke Energia, Nena Sales, levaram a empresa a atingir o impressionante número de 80% do quadro de colaboradores, integrantes de algum grupo de minorias em pouco mais de um ano. Por sua vez, as ações desenvolvidas pelo Comitê de D&I da EPE, destacadas pela Coordenadora Geral do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, Maura Xerfan, e iniciativas de diversidade e Inclusão aplicadas na prática, apresentadas pela Gerente Executivo de Pessoas do ONS, Rejane Cristie, também contribuíram para o debate e uma visão a respeito do tema em instituições do setor.

Finalizando o evento, a mesa Redonda “Diversidade & Inclusão como pilar de negócio” trouxe a Gerdau, representada por Caroline Landim, gerente COE de suprimentos, com o projeto que assegura um ambiente diverso, inclusivo na cadeia de fornecedores por meio do Programa Inspire; e a Coordenadora Geral do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas, Marcia Figueiredo, que apresentou ações desenvolvidas no Ministério para garantir a diversidade. Por fim, Dhafyni Mendes, co-fundadora da consultoria Todas Group, destacou a importância de garantir oportunidades para termos um ambiente de equidade.

O encontro foi encerrado pela Conselheiro da CCEE, Eduardo Rossi, que agradeceu os presentes e deixou uma importante mensagem sobre inclusão e respeito “Estar em um ambiente diverso faz nosso dia a dia mais rico, leve e feliz, devemos ter isso na nossa vida para sermos mais completos”, afirmou.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias