Notícias
CCEE contabiliza quase 24 mil migrações ao mercado livre até novembro
Volume recorde é supera em mais de três vezes o registrado em todo o ano de 2023
Publicado em: 13/12/24 11:33 hs | Atualizado em 13/12/24 11:36 hsDesde janeiro deste ano, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE registra uma movimentação intensa de consumidores aderindo ao Ambiente de Contratação Livre - ACL, conhecido como mercado livre de energia. Em 11 meses, foram 23.698 migrações, volume recorde, aproximadamente três vezes maior do que o verificado durante todo o ano passado (7.397).
Cerca de 74% dos consumidores que estão chegando ao mercado livre são pequenas e médias empresas, como supermercados e escritórios, atentas à liberdade de escolha e negociação que o ambiente oferece. Vale lembrar que a adesão desse perfil de consumidor ocorre por meio de uma comercializadora varejista, figura criada para representar os consumidores junto à CCEE.
Com a onda migratória de 2024, o mercado livre registra ao todo 61.293 unidades consumidoras, sendo que 20.464 estão sob representação dos comercializadores varejistas. Já 40.829 atuam diretamente na CCEE.
Setores que mais migraram
Responsável por analisar em tempo real dados relevantes para o desenvolvimento do mercado de energia, a CCEE analisa continuamente 15 atividades econômicas que estão aderindo ao ambiente livre. Os setores de Comércio e Serviços são responsáveis por quase metade das migrações, seguidos pelo setor de Manufaturados e o segmento Alimentício.