Tecnologia
trajetória de avanços em soluções tecnológicas
Atuamos para reforçar os mecanismos de proteção e segurança digital, trazendo novidades para aprimorar a experiência dos agentes que utilizam nossas plataformas.
Entre os destaques estão: melhorias no sistema de cálculo e publicação do preço de liquidação das diferenças (PLD); o plano de recuperação de ambientes; primeira solução com blockchain; melhorias no processo de emissão de certidão de adimplemento e atenção para o mobile, com uma área dedicada a contratos no aplicativo CCEE.
Em 2022, continuamos nossa trajetória de aprimoramentos na Área de Tecnologia do Mercado (ATM). Ao mesmo tempo em que as inovações tecnológicas permitem realizar tarefas de forma mais rápida e prática, os riscos de ataques cibernéticos também se tornaram mais relevantes. Por isso, considerando o papel fundamental que temos no mercado de energia elétrica nacional, atuamos para reforçar os mecanismos de proteção e segurança digital, trazendo novidades para aprimorar a experiência dos agentes que utilizam nossas plataformas. Dentre as ações de maior enlevo nesse quesito, destacamos o Plano de Recuperação de Ambientes, com foco em segurança e continuidade das operações. A solução usa plataforma em nuvem que permite rápido restabelecimento, de nossos sistemas, reduzindo uma expectativa de 30 dias - condição anterior - para menos de 10 horas num eventual incidente.
Dentre as ações de melhorias de performance, destaca-se o sistema de cálculo e publicação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que vem sendo constantemente aprimorado e, em 2022, recebeu uma nova versão alinhada com o que há de mais moderno em sistemas no seu campo, além de otimização da infraestrutura computacional. Esse aprimoramento permite que a divulgação diária do PLD seja realizada de forma mais assertiva, livre de falhas sistêmicas e garantindo ao cliente final acesso a um indicador diário com ainda mais confiabilidade.
Desenvolvemos também a primeira solução com Blockchain, trazendo maior confiabilidade no processo de emissão da Certidão de Adimplemento. As informações do documento são armazenadas em blocos com “impressão digital” única, chamada hash, garantindo integridade e rastreabilidade ao documento. Essa mesma funcionalidade foi disponibilizada para o Certificado de Operadores de Mercado.
No ciclo de melhorias no processo de emissão de Certidão de Adimplemento, também possibilitamos o agendamento de recorrência e ampliamos o acesso para empresas que não são associadas e desejam receber a confirmação de inexistência de pendências, o que simplificou o processo para essas companhias.
Nossa atenção também esteve voltada para o mobile e, em 2022 desenvolvemos uma área dedicada a contratos no aplicativo CCEE. Agora, os agentes podem contar, de forma facilitada, com informações sobre Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente de Contratação Livre (CCEALs) e Contratos Bilaterais Regulados (CBRs).
Acompanhando as solicitações dos agentes, realizamos, ao longo de 2022, a implementação de melhorias na Plataforma Cadastral, aperfeiçoando a experiência no serviço de adesão. Agora, os agentes realizam diversas atividades de forma facilitada como a alteração de cadastro, atualização de e-mails de Representação Operacional, visualização e o acompanhamento das pendências durante o processo. Como forma de facilitar toda a experiência, lançamos, ainda, um relatório detalhado com as informações das etapas a serem realizadas.
Veja também
Faça o download do relatório de sustentabilidade 2022 para conferir as principais ações consolidadas, detalhes das nossas iniciativas, estratégias e os resultados alcançados no período de 2022.