Notícias

Asset Publisher

Memorando reúne CCEE e ABREN para troca de informações sobre certificação de biogás e biometano

Objetivo da iniciativa é a elaboração de estudos sobre o potencial da Câmara para colaborar com o desenvolvimento desse mercado

Publicado em: 26/09/24 10:42 hs | Atualizado em 26/09/24 10:47 hs

A imagem mostra uma mão feminina em posição de concha, que segura uma folha verde

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) assinaram um Memorando de Entendimentos (MOU) para troca de informações e elaboração de estudos que envolvam a certificação da origem do biogás e do biometano no Brasil. Com o acordo, as organizações vão voltar sua atenção para o tema e analisar o potencial da CCEE para colaborar com o desenvolvimento destes mercados.

Como parte das iniciativas, as parceiras vão fazer um benchmarking do mercado Europeu e verificar diretrizes para a certificação de gases de baixo carbono com base na Lei Combustível do Futuro e outras regulamentações relacionadas. O MOU prevê que todas as ações previstas sejam concluídas em um ano a partir de sua assinatura.

Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE, destaca: “fomos pioneiros na certificação do hidrogênio no Brasil, estamos desenvolvendo soluções para organizarmos o mercado de certificados de energia renovável e, agora, nos debruçamos sobre o biogás e o biometano, para avaliarmos como poderemos contribuir com estas indústrias. É nosso papel unirmos forças para encontrarmos, juntos, caminhos em direção ao desenvolvimento sustentável e a uma transição energética justa e inclusiva.”

De acordo com Yuri Schmitke, presidente da ABREN, “esse memorando é um marco de grande relevância para os setores de biogás e biometano. Ambos são combustíveis essenciais para a descarbonização do planeta, com potencial para contribuírem com a transição energética e o cumprimento das metas de redução de metano firmadas pelo Brasil durante a COP26. Por isso, a parceria com uma instituição com o nível de excelência da CCEE será muito valiosa para o desenvolvimento desses setores”.

A assinatura do Memorando de Entendimentos foi realizada durante o evento de encerramento do projeto de cooperação estratégica entre a União Europeia e o Brasil para a redução de emissões de metano. O fórum, que aconteceu na sede da Delegação da União Europeia, teve como objetivo apresentar os relatórios de desenvolvimento do projeto EU Climate Dialogues (EUCDs), com o lançamento de uma avaliação comparativa e recomendações finais sobre a produção sustentável de biogás e biometano nos setores de resíduos da agropecuária e urbanos.

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher